
Vermes em cães são comuns e também muito fáceis de tratar. Tanto em filhotes quanto em animais adultos ministra-se medicamentos vermífugo com doses indicadas para cada idade e peso. As infestações costumam resultar da ingestão de ovos ou larvas presentes no ambiente contaminado, mas também existem os casos da penetração de larvas pela pele por algumas espécies de vermes. Caso haja infestação de vermes o caso complica, mas não é irreversível.
Mas afinal, o que é VERMINOSE? Verminoses são doenças causadas por vermes que se alojam principalmente nos intestinos, mas que também podem afetar outros órgãos como esôfago, estômago, coração, pulmões, rins e fígado. Os danos decorrentes da infestação dependem de diversos fatores como a carga parasitária, a idade do animal, as condições imunológicas, o ambiente em que vivem com suas condições de higiene e manejo e o curso concomitante com outras doenças.
Os sintomas da presença de vermes são: falta de apetite resultando assim na perca de peso, diarréia, vômitos, barriga abaulada, olhar triste, magreza, fezes moles e até mesmo vermes visíveis nas fezes do animal, podendo também ocorrer episódios de coceira na região anal e presença de vermes nas fezes.
O tratamento é feito através de vermífugos que existem no mercado e que são determinados pelo veterinário que irá escolher o melhor caso.
Veja uma demonstração na tabela abaixo, sobre a dose de vermugos conforme peso.

A vermifugação não deve ser feita somente quando o animal estiver infectado. Deve ser instituída uma rotina preventiva para animais com os mesmos vermífugos para “proteger” seu animal da infestação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário