sexta-feira, 1 de julho de 2011

                        
Principais dicas de higiene e que livram o animal de desconfortos e problemas. A falta de higiene traz além de uma queda na qualidade de
vida, uma grande influência a uma série doenças, em especial as doenças parasitárias através da presença dos ectoparasitas (pulgas, piolhos e carrapatos) como dos endoparasitas (verminoses intestinais) que direta ou indiretamente também provocam outras doenças.
Principais cuidados com a higiene dos cães:
1)- BANHOS E ESCOVAÇÃO: Os cães não necessitam ir para a banheira toda hora. A freqüência dos banhos depende muito das condições ambientais, da raça e da espécie em questão. No caso dos cães de pêlo curto, os banhos podem ser realizados a cada 15 dias no verão ou 30 dias no inverno. Nos de pêlo longo, em função da manutenção de um pêlo bonito, necessita-se de escovação diária por parte do proprietário do cão e semanal por um profissional especializado. Cães que vivem em apartamento ou que apresentam um contato mais íntimo com o dono necessitam de uma
freqüência maior dos banhos, principalmente pelo fato destes mesmos animais subirem em sofá ou cama.
2)- HIGIENE DOS DENTES: é necessária dependendo da pré-disposição a formação da placa bacteriana e do tártaro que o animal apresenta, sendo esta característica ligada a individualidade do mesmo.A escovação poderá ser realizada com escova e creme dental específico para animais.
3)- LIMPEZA DOS OUVIDOS: a limpeza do canal auditivo deve sempre ser
realizada com o objetivo de retirar o excesso de cera e diminuir a umidade do canal, principalmente após os banhos, onde muitas vezes a entrada de água no conduto auditivo acaba predispondo o animal às inflamações dos ouvidos.
4)- LIMPEZA DA CASA E DOS UTENSÍLIOS: a casa, os utensílios, as vasilhas de água e comida, brinquedos, cobertores devem sempre ser lavados com sabão neutro e água com o objetivo de retirar matéria orgânica (pêlos, caspas, saliva, além de urina e fezes) que podem conter nestes utensílios e que criam condições favoráveis para o crescimento de bactérias e fungos. Não é necessário a utilização de nenhum tipo de desinfetante, principalmente em função da sua toxicidade.


                                                      Como escovar os dentes do seu cão

Um a das coisas que devemos ficar atentas é a saúde bucal do seu cão, eles precisam da escovação diária como as pessoas pois a acumulação de tártaro se não for tratada de forma correta podem falicitar algumas doenças.
Sempre na primeira tentativa é mais complicada a escovação, para isso é preciso tentar várias vezes até que o seu cão se acostume.
Alguns cuidados que devemos ter:
- Nunca se deve usar creme dental que não seja próprio para cachorros.
- Se possível comece com a escovação do cão ainda filhote para que se acostume.
- Existe escova apropriada para cães que são conhecidas como as dedeiras que são macias e toda de borracha, proporcionando maior facilidade na escovação.
- O antisséptico oral indicado por alguns veterinários, se o uso for prolongado pode amarelar os dentes, por isso tome cuidado.
Dicas:
Deixe o seu cão brincar com a escova para conhecê-la melhor;
Varie os sabores e veja qual ele gosta mais




                                                             Como dar banho em seu cão


Dar banho no seu cachorro é muito importante para livrá-lo da sujeira acumulada em seus pêlos, assim como de alguns parasitas.
A água utilizada para dar banho no seu cachorro deve ser morna, principalmente se o tempo estiver frio, podendo-se utilizar água fria se estiver bastante calor.
Nunca se deve usar água quente, pois a mesma resseca o pelo do animal e tira todo o brilho do mesmo. Além disso, devido à uma possível mudança brusca de temperatura, pode ocasionar problemas na saúde do seu cão, como por exemplo gripes fortes ou pneumonias.
Os xampus utilizados para o banho devem ser neutros ou próprios para cães.
Antes de iniciar o banho é preciso tapar as orelhas do cachorro com algodão. Isto é muito importante pois evita que entre água no ouvido do animal, o que pode causar uma otite.
O cão deve ser molhado por cima e com pouca água (não há necessidade de ensopar o cão pois o xampu penetra melhor quando o pêlo está apenas umidecido).Se o local em que o cachorro estiver for alto e houver possibilidade dele pular é aconselhável prendê-lo em uma coleira, evitando, assim, acidentes.
Depois que o corpo todo estiver molhado é hora de molhar o “rosto” do seu cão. Segure no focinho juntamente com a ponta da orelha. Assim, você evita que entre água no ouvido e dentro do nariz.
Com uma das mãos segurando o focinho, despeje o xampu para ensaboar, inicilamente a cabeça, tomando cuidado para não entrar sabão nos olhos. Esfregue com delicadeza e com firmeza.
Agora use as duas mãos para ensaboar a cabeça. Você não precisará segurar o focinho neste estágio.
Em seguida coloque xampu novamente nas mãos e esfregue as patas. Faça uma boa espuma e esfregue o pêlo do cão na mesma direção, sempre para baixo para não embaraçar.
Esfregue o xampu bem para dentro de seu pêlo, para soltar a poeira e pele morta.
Enxague o cachorro completamente começando pela cabeça, sempre tomando o cuidado para não entrar água no ouvido e no nariz. Enxugue a cabeça antes de enxaguar o resto do corpo, é mais provável que ele se sacuda enquanto a cabeça estiver molhada.
Quando você tiver certeza de ter removido qualquer excesso de água, seque o pêlo do seu cachorro com uma toalha e então levante-o, enrolado tanto quanto possível na toalha.
Remova o algodão das orelhas e seque o interior delas cuidadosamente.
Seque o pêlo rigorosamente com uma toalha ou se o seu cão tiver pele saudável, utilize um secador de cabelos (na temperatura morna).
Quando iniciar a secagem vá passando a escova e desembaraçando o pêlo. Os movimentos devem ser paralelos ao corpo do animal, tornando-se menos cansativo para quem escova e minimizando os danos à pelagem.



                          

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário